sexta-feira, 28 de setembro de 2012



CAICA realiza encontro com Professores das Salas de recursos

No dia 24 (segunda) a Equipe de Profissionais do CAICA (Centro de Atendimento Integral a Criança e ao Adolescente) realizou mais um encontro de formação junto as Professoras que atuam nas Salas de Recursos das Escolas Municipais junto ao Atendimento Educacional especializado.   O encontro se realizou no Laboratório de informática do IFSUL, trazendo como tema, Tecnologias Assistivas, onde as Professoras puderam explorar um dos recursos existentes nas salas de atendimento, que é o boardmaker – um software de comunicação.
A área da tecnologia assistiva se destina especificamente à ampliação de habilidades de comunicação que é denominada de Comunicação Alternativa (CA). A comunicação alternativa destina-se a pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever.
A CA pode acontecer sem auxílios externos e, neste caso, ela valoriza a expressão do sujeito, a partir de outros canais de comunicação diferentes da fala: gestos, sons, expressões faciais e corporais podem ser utilizados e identificados socialmente para manifestar desejos, necessidades, opiniões, posicionamentos, tais como: sim, não, olá, tchau, dinheiro, banheiro, estou bem, sinto dor, quero (determinada coisa para a qual estou apontando), estou com fome e outros conteúdos de comunicação necessários no cotidiano.
Com o objetivo de ampliar ainda mais o repertório comunicativo que envolve habilidades de expressão e compreensão, são organizados e construídos auxílios externos como cartões de comunicação, pranchas de comunicação, pranchas alfabéticas e de palavras, vocalizadores ou o próprio computador que, por meio de software específico, pode tornar-se uma ferramenta poderosa de voz e comunicação. Os recursos de comunicação de cada pessoa são construídos de forma totalmente personalizada e levam em consideração várias características que atendem às necessidades deste usuário.
Mas o que é o software  BOARDMAKE?
Board significa "prancha" e maker significa "produtor". O Boardmaker é um programa de computador que foi desenvolvido especificamente para criação de pranchas de comunicação alternativa. Ele possui em si a biblioteca de símbolos PCS e várias ferramentas que permitem a construção de recursos de comunicação personalizados.
Com o software Boardmaker são confeccionados recursos de comunicação ou materiais educacionais que utilizam os símbolos gráficos e que serão posteriormente impressos e disponibilizados aos alunos.
“Foi um encontro muito importante, onde a partir dele, as Professoras puderam explorar o software, reconhecendo seus símbolos e aprenderam a utilizá-lo na construção de pranchas de comunicação.  O Boardmake é um dos materiais disponíveis nas Salas de Recursos para utilização do Professor de AEE (Atendimento Educacional Especializado) junto aos alunos que apresentam alguma Deficiência, Transtorno ou Altas Habilidades.    Agradecemos a Direção e Funcionários do IFSUL pela parceria formada junto ao CAICA, pois a utilização do laboratório de Informática foi fundamental para o sucesso deste encontro.” Ressalta a Coordenador do CAICA,  Graziela Grala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário