quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Atendimento Educacional Especializado em Camaquã

O Atendimento Educacional Especializado é uma forma de garantir que sejam reconhecidas e atendidas as peculiaridades de cada aluno com necessidades especiais.

Os princípios para organização das salas de recursos multifuncionais partem da concepção de escolarização de todos os alunos, quando se reconhece que cada criança aprende e se desenvolve de maneira diferente é que o AEE vem auxiliar na promoção do pleno desenvolvimento do educando.

Em atuação no nosso município temos atualmente treze escolas com SRM: EMEF Ana Tomázia Ribeiro, EMEF Érico Verissimo, EMEF João B. Goulart, EMEF Vicente Garcia, EMEF Sepé Tiaraju, EMEF Boaventura Cardoso da Silva, EMEF Bento F. Dias, EMEF João Beckel, EMEF Osvaldo Aranha, EMEF Otto Laufer, EMEF Marina de G. Netto, EMEF Dr. Nadir Medeiros e EMEF Santo Antônio.
  
O AEE tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.

O que são Sala de Recursos Multifuncionais?

 ¨ As SRM são espaços físicos localizados nas escolas públicas de educação básica; neles se realiza o Atendimento Educacional Especializado – AEE.   

¨ São dotadas de mobiliário, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para o atendimento aos alunos, em turno contrário ao que freqüentam a escola comum.

¨ É um espaço da escola, sendo de responsabilidade do diretor e da comunidade escolar a conservação, a organização e a administração do mesmo.
Quais os alunos a serem atendidos na Sala de Recursos?
  Þ Alunos com deficiência: aqueles com impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual ou sensorial que podem ter obstruída/dificultada sua participação plena e efetiva na sociedade diante de barreiras que esta lhes impõem, ao interagirem em igualdade de condições com as demais pessoas (ONU, 2006).
Þ         Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicose infantil) e transtornos invasivos sem outra especificação (MEC/SEESP, 2008).

Þ Alunos com altas habilidades/superdotação: estes alunos  devem ter a oportunidade de participar de atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no âmbito de suas escolas em interface com as instituições de ensino superior, institutos voltados ao desenvolvimento e promoção da pesquisa, das artes, dos esportes, entre outros.
  Quais as atribuições do professor da Sala de Recursos?
 
à Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias, considerando as necessidades específicas dos alunos de forma a construir um plano de atuação para eliminá-las.

à Reconhecer as habilidades do aluno: ao identificar certas necessidades do aluno, o professor de AEE reconhece também as suas habilidades e a partir de ambas traça o seu plano de atendimento.

à Produzir materiais tais como: transcrição de textos, adequação de materiais didático-pedagógicos, ampliação de textos, gravação de textos, entre outros.

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